A Secretaria Municipal de Saúde de Vargem Grande vem, por meio desta nota, repudiar veementemente o uso político e sensacionalista do óbito de um bebê acontecido no último sábado, dia 08, no Hospital Municipal Benito Mussoline. De forma irresponsável e até mesmo desumana, emissoras de TV e Rádio e também Blog's locais, não respeitaram a dor da família e usaram o fato apenas para fim eleitoreiro.
A Secretaria de Saúde esclarece:
1. A jovem deu entrada no Hospital na quarta-feira, dia 05, queixando-se de perda de líquido, o que é conhecido tecnicamente como Amniorrexe prematura.
2. Acontece que na manhã do dia seguinte, portanto, na quinta-feira, dia 06, após ultrassom realizado no CEAC, foi constatado que o bebê estava bem e sem sofrimento fetal. Sendo, então, a paciente, encaminhada novamente ao Hospital até que desse início ao trabalho de parto. Todo esse período sendo acompanhado por médicos e enfermeiros.
3. Na manhã do sábado, a equipe médica decidiu por realizar uma cesariana, pois não tinha evoluçao do trabalho de parto. A cesariana foi realizada e foi constatado, no momento do nascimento, que o cordão umbilical estava enrolado no pescoço do bebê, que, apesar das tentativas de reanimá-lo, não resistiu.
4. A equipe da secretaria deu total apoio a mãe e também aos demais familiares.
5. Por fim, deixamos claro mais uma vez o nosso repúdio aos que tripudiam na dor das pessoas apenas por interesses eleitoreiros. A equipe continuará firme no seu trabalho e no combate a essas práticas.
Carla Nicoly Mesquita de Mesquita
Secretária Municipal de Saúde
fonte: alpanir mesquita